Damares aciona o TCU contra o enroladíssimo Juscelino Filho
Viagem com jato da FAB e ida à leilão de cavalos de raça motivaram ação
A senadora Damares Alves (Rep-DF) entrou com uma representação contra o ministro Juscelino Filho, Comunicações, para apurar suposto uso indevido de recursos públicos e dano ao erário. O pedido foi apresentado ao Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quarta-feira (8).
A parlamentar cita o escândalo do uso, pelo ministro, de aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para chegar à São Paulo, onde participou de uma breve agenda oficial e depois participou de um leilão de cavalos de raça.
Juscelino Filho, que na oposição ganhou o apelido de “Chave de Cadeia”, ainda recebeu diárias pelo fim de semana esticado, mas, após pressão política e da opinião pública, acabou devolvendo os valores.
O episódio quase derrubou o ministro do posto, que foi chamado ao Palácio do Planalto para dar explicações. Após reunião, o presidente Lula acabou segurando Juscelino de olho nos votos do partido na Câmara. O União Brasil, partido do ministro de Lula, elegeu 59 deputados federais.
Apesar da aposta de Lula, Juscelino não é unanimidade entre os deputados, que preferiam ver Altineu Côrtes (BA) na cadeira. A permanência do ministro tampouco traduz fidelidade ou votos da sigla favoráveis ao governo. Altineu é líder dos parlamentares na Câmara, mas acabou perdendo a vaga após o senador Davi Alcolumbre (AP) intervir e indicar Juscelino Filho, aliado de primeira hora.