Honraria de 1945

Casa de leilões anuncia venda de Nobel de Medicina

Ernest Chain recebeu o prêmio por estudos que possibilitaram a descoberta da penicilina

acessibilidade:
Casa de leilões anuncia que medalha e certificado foram colocados a venda (Foto: reprodução/MS Rau)

A casa de leilões “M.S. Rau” anunciou que está a venda uma medalhe e o certificado do Nobel de Medicina original de 1945, dado ao cientista Ernst Chain pela descoberta da Penicilina.

A página com o item exalta os benefícios da descoberta do antibiótico, classificado como “transformador na história da medicina”. O item está classificado como “Recordações históricas” no site de venda.

Não há informações públicas sobre o preço do item ou o período em que se pode fazer algum lance. Mais detalhes são fornecidos de maneira privada.

Ernest Chain foi um bioquímico alemão que venceu o Nobel de Medicina de 1945. (Foto: Arquivo/Fundação Nobel)

Este não é o primeiro caso de venda da condecoração. No ano passado, o jornalista russo Dmitry Muratov vendeu o Nobel da Paz, concedido a ele em 2021, por US$103,5 milhões. Crítico do governo de Vladmir Putin, Muratov afirmou que a renda seria doada para ajudar crianças refugiadas ucranianas.

Em 2015, em uma venda bem mais modesta, o físico Leon Lederman também vendeu a medalha para custear um tratamento médico contra demência. O físico, descobridor da “partícula de Deus”, venceu o Nobel em 1988 e conseguiu vender a medalhar por US$ 765 mil.

 

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.