Aprovado em Comissão

Avança projeto que proíbe cobrança compulsória de contribuição sindical

Apenas três senadores foram contrários ao texto, todos do PT

acessibilidade:
Relatório do senador Rogério Marinho (PL-RN) foi aprovado na CAE

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (3) o projeto de lei do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) que proíbe que sindicatos exijam pagamento da contribuição sindical sem autorização do empregado. O texto foi relatado pelo senador Rogério Marinho (PL-RN).

De acordo com o projeto, mesmo que seja sindicalizado, o trabalhador deverá autorizar prévia e expressamente a cobrança de contribuições. O texto segue para apreciação da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Três senadores foram contrários ao texto, todos filiados ao PT. São eles Jaques Wagner (BA), Paulo Paim (RS) e Teresa Leitão (PE).

O projeto ganhou força após o Supremo Tribunal Federal (STF) liberar a cobrança da contribuição assistencial de empregados não filiados. O STF decidiu ainda que o trabalhador deve expressamente se opor à cobrança caso não queira que seja realizado o desconto.

 

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.