Após Lula indicar dois homens, Janja diz sentir falta de mulheres no STF
Janja ignora que o marido fez duas indicações masculinas para o STF só neste terceiro mandato
A primeira-dama Janja aproveitou o evento de lançamento do Relatório Agenda Transversal de Mulheres, divulgado nesta segunda-feira (4), para declarar que se sente incomodada com a atual composição do Supremo Tribunal Federal (STF), de maioria masculina.
“Toda vez que eu chego em um evento lá no Supremo, eu vou direto para ela [Cármen Lúcia], porque aquela sala é uma sala muito masculina e aquilo me incomoda muito. Eu sempre busco a ministra Cármen lá para a gente ficar conversando”, disse Janja.
Apesar da declaração, Janja não mencionou que o presidente Lula, só neste terceiro mandato, já indicou dois ministros para a corte e todos do sexo masculino. Cristiano Zanin, ex-advogado de Lula, entrou na cadeira de Ricardo Lewandowski, e Flávio Dino, que entrou após aposentadoria da ministra Rosa Weber.
Além de diminuir a quantidade de mulheres próprio STF que Janja se diz incomodada, Lula também demitiu mulheres em outras esferas do governo federal. No Ministério do Esporte, por exemplo, Lula demitiu a atleta olímpica Ana Moser para colocar o deputado federal expoente do centrão André Fufuca (PP). Na Caixa Econômica Federal, outra mulher foi demitida por Lula. O petista riscou Rita Serrano da presidência do banco e entregou o comando da instituição para Carlos Antônio Vieira.