Censura suspensa

AGORA: Moraes manda desbloquear rede social X

Decisão ocorre após PGR se manifestar pelo desbloqueio da rede social

acessibilidade:
Empresário Elon Musk, acionista majoritário da rede social X.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou o desbloqueio da rede social X.

A decisão foi proferida na tarde desta terça-feira (8).

O X passou quase 50 dias bloqueados por decisão de Moraes após a plataforma retirar os representantes legais do Brasil e fechar o escritório da rede social no país. Ao encerrar as atividades do X no Brasil, Elon Musk, um dos sócios do X, falou em “ameaça” de Moraes.

A relação de Musk e do ministro foi marcada por conflito público e multas milionárias, o que acabou com a censura da rede social.

Para desbloquear o X, Moraes exigiu que a plataforma apresentasse um representante legal no Brasil e que pagasse as multas aplicadas, em cerca de R$28,8 milhões.

Nas últimas semanas, o X intensificou o processo de regularização. A advogada Rachel de Oliveira Villa Nova foi apresentada como representante da empresa e as multas foram quitadas.

Na última sexta-feira (4), a plataforma fez o pagamento das multas, mas Moraes disse que o depósito foi para uma conta errada e manteve a suspensão. A situação foi normalizada e informada ao STF.

Nesta segunda-feira (8), o Supremo pediu manifestação da Procuradoria-Geral da República sobre o caso. A PGR se manifestou pelo desbloqueio, que se concretizou nesta terça.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.