Encontrada em ferro-velho

Vigilância Sanitária de Arapiraca, em Alagoas, nega haver césio-137 em cápsula

Tubo de uma máquina de raio-X foi recolhida de um ferro-velho nesta terça

acessibilidade:
Cápsula encontrada em ferro velho não tem césio-137, afirma Vigilância Sanitária. Foto: reprodução.

Um tubo de uma máquina de raio-X foi recolhida de um ferro-velho pela Vigilância Sanitária (Visa) de Arapiraca, município de Alagoas, na tarde desta terça (22). Diferente do informado por alguns veículos de comunicação, a cápsula não contém césio-137, conforme informado por um coordenador da Vigilância Sanitária do município.

A apreensão foi feita após uma denúncia anônima. Informado sobre o risco do material, o proprietário do ferro-velho entregou a cápsula à equipe da Vigilância Sanitária que foi até o local. No entanto, não foi informado sobre a pessoa que realizou a venda do tubo.

Segundo o órgão, o objeto deveria ter sido entregue a uma empresa especializada na manutenção dos equipamentos de raio-X, para ser levado a um local adequado. Na ocasião, o coordenador da vigilância sanitária, Edilson Melo, afirmou que fechada a cápsula não representava riscos à população.

Césio-137

O elemento químico marcou o imaginário dos brasileiros após o acidente radiológico de Goiânia, em 1987. Uma cápsula contendo o material radiotivo foi encontrada por catadores de um prédio abandonado da capital goiana e retirada de dentro de uma caixa protetora.

Vendida a um ferro-velho, a cápsula atraiu a atenção do dono do local por apresentar um brilho intenso. Várias pessoas tiveram contato com o césio-137. O acidente deixou mais de 100 vítimas, entre fatais e as que permaneceram com sequelas ao longo da vida.

Reportar Erro