Polêmica

Vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira defende eleições na data prevista

Presidente do Republicanos diz que não há evidências de que a pandemia venha a melhorar em 40 dias

acessibilidade:
Deputado Marcos Pereira, primeiro vice-presidente da Câmara e presidente nacional do partido Republicanos - Foto: reprodução do Youtube.

O deputado Marcos Pereira (SP), primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados e presidente nacional do Republicanos, defendeu nesta sexta-feira (19), a manutenção das datas previstas para a realização das eleições municipais afirmando que não há evidências de que o cenário da pandemia do covid-19 venha a melhorar em 40 dias.

“A prorrogação do mandato é inconstitucional e fere a essência da democracia”, segundo ele. O deputado sugeriu o voto facultativo a pessoas acima dos 60 anos e pertencentes aos grupos de risco.

Sobre um acordo partidário para a eventual mudança de datas, o deputado comentou que na Câmara não há consenso. “Percebo que há um desejo do presidente da Câmara e do Senado a pautar e votar pelo adiamento. No Senado há quórum possivelmente. Na Câmara tem mais uma resistência. Alguns partidos têm ampla maioria para manter as eleições em outubro”.

O deputado defendeu ainda “uma campanha virtual, mais barata e mais limpa”. Perguntado se o parlamento arcaria com a acusação de empurrar pessoas para o risco de contaminação, ele ponderou: “Nós não somos intransigentes, mas é necessário ter provas científicas e técnicas”.

Questionado se pretende disputar a presidência da Câmara no ano que vem, Marcos Pereira afirmou que seria natural e que seu nome sempre é lembrado. “Essa agenda ainda não está em debate. Se tivermos uma aliança, vou me articular para tentar este feito” .

O deputado criticou o sistema tributário, mas afirmou que não tem como debater a Reforma Tributária de forma virtual: “O Sistema Tributário é um manicômio e ele precisa ser debatido urgentemente”.

Essas declarações ocorreram durante a “Live JR”, da qual participaram os apresentadores Eduardo Ribeiro, Celso Freitas e o repórter Thiago Nolasco, transmitida pelas redes sociais do Jornal da Record e de toda rede Record.

Reportar Erro