Nobel da Literatura

Vargas Llosa: ‘Entre Bolsonaro com palhaçadas, e Lula, prefiro Bolsonaro’

Escritor afirma que petista foi condenado e preso como "um ladrão”, mas vê Bolsonaro como "caso muito difícil"

acessibilidade:
Escritor Mario Vargas Llosa. Foto: Fronteiras do Pensamento/Luiz Munhoz

Durante evento em Montevidéu, o escritor hispano-peruano Mario Vargas Llosa, disse ontem (11) que, apesar do que chamou de “palhaçadas” do presidente Jair Bolsonaro (PL), prefere sua reeleição a ter que ver o petista Luiz Inácio Lula da Silva retomar a Presidência da República no Brasil.

“O caso de Bolsonaro é muito difícil. As palhaçadas de Bolsonaro são muito difíceis para um liberal admitir. Agora, entre Bolsonaro e Lula, prefiro Bolsonaro. Com as palhaçadas de Bolsonaro, não é Lula”, disse Vargas Llosa, que ganhou o Nobel de Literatura em 2010.

Ao se declarar oposicionista do ex-presidente de esquerda que lidera as intenções de voto no Brasil, o escritor lembrou que, mesmo com espécie de “paixão por Lula, principalmente na Europa”, o petista foi preso e condenado os juízes o condenaram “como ladrão”.

Llosa se refere às condenações de Lula por corrupção em ações penais da Operação Lava Jato, cujos processos e penas foram anulados em abril de 2021, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que devolveu os direitos políticos ao petista. Decisão considerou a Justiça Federal do Paraná incompetente para processar as ações que resultaram nas condenações, e o ex-juiz Sérgio Moro considerado suspeito por não ter sido imparcial ao julgar e condenar Lula, após denúncias de corrupção envolvendo empreiteiras, no caso do Triplex do Guarujá.

Negacionismo insano

Vargas Llosa ressaltou que Bolsonaro não desperta seu entusiasmo, ao criticar o posicionamento considerado “insano” do presidente de negação à importância das vacinas contra a covid-19, doença cujas complicações levaram o escritor de 86 anos à internação, em abril.

“É um absurdo, é um absurdo se opor do jeito que você fez! Parece-me absolutamente irresponsável”, disse Llosa. (Com informações de La Sexta)

Reportar Erro