TRE

TRE mostra como usar urna eletrônica

As urnas poderão ser vistas entre 22 agosto a 14 de setembro

acessibilidade:

Foto: Divulgação

Os eleitores do Distrito Federal terão a oportunidade de acompanhar a demonstração das urnas eletrônicas, de 22 agosto a 14 de setembro. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) montou postos em 30 locais com equipamentos para simular a votação. A iniciativa visa aproximar máquina e cidadão.

A demonstração é realizada por servidores do TRE-DF. ?Queremos que os eleitores se familiarizem com o equipamento e esclareçam suas dúvidas, a fim de proporcionar mais agilidade à votação no dia das eleições?, diz o secretário da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Distrito Federal ?Rui Barbosa?, Ronaldo Franco.

As urnas serão levadas aos locais de grande circulação. Os 30 postos de demonstração foram indicados pelas zonas e postos eleitorais e 27 deles funcionarão em finais de semana específicos, conforme cronograma. Neste sábado (23) e domingo (24), a simulação ocorrerá em 13 locais.

No dia 5 de outubro, serão utilizadas 6.663 urnas eletrônicas. ?As máquinas das Eleições 2014 funcionam da mesma forma daquelas usadas em 2010, com a novidade da identificação biométrica do eleitor?, comenta o secretário Ronaldo Franco.

De acordo com ele, o tempo médio para votar na urna eletrônica é de 1 minuto e 45 segundos, desde a identificação até a votação. No dia do pleito, o eleitor deverá levar um documento oficial de identificação com foto.

No primeiro turno, serão cinco cargos em disputa para a escolha do eleitor, na seguinte ordem: deputado distrital, deputado federal, senador, governador e presidente da República.(TRE)

Reportar Erro