Legado

Universidade de Brasília herdará instalações da Universíade 2019

Governador em exercício Tadeu Filippelli destaca legado da Universiade

acessibilidade:

Brasília foi anunciada oficialmente como sede da Universíade 2019 ? jogos mundiais universitários e, agora, a capital receberá investimentos para construir estruturas como o “Parque UnB”, onde serão erguidos o Complexo Aquático e o Complexo de Atletismo.

 

“Um evento desse porte é fundamental para colocar Brasília entre as grandes metrópoles mundiais com capacidade para receber uma universidade. (A competição internacional) é fundamental para o nosso projeto de tornar Brasília ainda mais reconhecida mundialmente”, destacou o governador em exercício, Tadeu Filippelli.

 

Segundo a Secretaria de Esporte, além do parque na universidade federal, será construída uma Vila Universitária, que receberá recursos financeiros por intermédio de parcerias com a iniciativa privada. A previsão é que, após os jogos, a estrutura seja disponibilizada para o uso da população.

 

Outras ações são reformas pontuais, como a manutenção e reforma da pista do Centro Integrado de Educação Física (CIEF), na 907/908 da Asa Sul, e a reforma do Ginásio Cláudio Coutinho, que faz parte do Complexo Poliesportivo de Brasília.

 

Para continuar a sediar grandes eventos, o GDF permanecerá com a política de modernização de toda a parte de mobilidade urbana, aeroporto, saúde e segurança.

 

PREPARADA ? Brasília já possui, em um raio de 5km, instalações para sediar 70% das ações da Universíade, entre elas o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, o Ginásio Nilson Nelson, o Centro de Convenções, o Complexo do Corpo de Bombeiros, além do Lago Paranoá.

 

Há também a Esplanada dos Ministérios, que pode abrigar instalações temporárias para o beach soccer e vôlei de praia e, neste mesmo perímetro, podem ser realizadas as provas de ruas.

 

Essas características foram justamente os diferenciais para que a capital brasileira conseguisse chegar até o final da disputa, iniciada entre as cidades Baku, no Azerbaijão, e Budapeste, na Hungria.

Reportar Erro