Liderança em Maceió

Tucano pode vencer candidato de Renan com 28 pontos de folga

Ibope: Rui tem 64% e Ciço 36% da preferência em 'votos válidos'

acessibilidade:

A pesquisa do Ibope divulgada pela TV Gazeta (Globo) na noite desta sexta-feira (28) confirmou a liderança com folga do candidato à reeleição Rui Palmeira (PSDB), na disputa deste 2º turno pela Prefeitura de Maceió contra o ex-prefeito Cícero Almeida, o Ciço (PMDB). Na simulação de votos válidos, Rui obteve a preferência de 64% das intenções de votos, enquanto Ciço foi escolhido por 36% os eleitores.

O prefeito tucano apresenta vantagem de 28 pontos percentuais em ‘votos válidos’ sobre o rival que é apoiado pelo presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL). Esta perspectiva exclui respostas que seriam equivalentes a votos brancos e nulos, seguindo a lógica da divulgação oficial da Justiça Eleitoral.

Houve uma sensível variação de três pontos a mais para Ciço e três a menos para Rui, com relação à pesquisa anterior. Mas não há mudança significativa do cenário de intenções e votos na disputa, tanto pela distância entre os candidatos, como pelo fato de a variação ter ocorrido dentro da margem de erro, que é de quatro pontos percentuais.

O resultado da pesquisa com os dados totais e intenções de voto, trouxe Rui com 54% da preferência do eleitor e Ciço com 31%. De acordo com a TV Gazeta, o percentual de votos brancos ou nulos na pesquisa divulgada nesta sexta foi de 12% e o percentual dos eleitores que disseram não saber opinar foi de 3%.

Na pesquisa anterior, divulgada no último dia 17, esses percentuais de intenções de votos eram de 56% para Rui e 28% para Ciço. E ‘votos válidos’, eram de 67% e 33%, respectivamente.

A pesquisa Ibope foi encomendada pela TV Gazeta de Alagoas LTDA e ouviu 602 eleitores da capital, entre os dias 25 e 27 de outubro. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) sob o protocolo AL-03776/2016.

A margem de erro máxima estimada é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra, com nível de confiança de 95% dos dados retratarem o atual momento da intenção de votos.
 

Reportar Erro