Paraná Pesquisas

Tucano Eduardo Amorim lidera disputa pelo Senado em Sergipe

Ex-senador é o mais citado nos dois cenários analisados pelos sergipanos em levantamento do Instituto Paraná Pesquisas

acessibilidade:
Ex-senador Eduardo Amorim lidera cenário de disputa para governador de Sergipe - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.

A disputa por uma vaga de senador pelo estado de Sergipe é liderada pelo ex-senador Eduardo Amorim (PSDB) nos dois cenários da pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Paraná Pesquisas.

O tucano Eduardo Amorim pontua entre 21% e 24,1%, nos cenários da modalidade estimulada da pesquisa contratada pelo Partido Liberal (PL), que ouviu 1540 eleitores sergipanos, em 35 municípios, entre os dias 11 e 16 deste mês de março. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SE-05457/2022. E seu nível de confiança é de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5%.

No primeiro cenário, Eduardo Amorim lidera com 21% da preferência do eleitor, mas em empate técnico com a vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino (PT), que obteve 19,2% das intenções de voto dos sergipanos. Na terceira posição deste cenário vem o ex-governador Jackson Barreto (MDB), com 13,5%, seguido do deputado federal Laercio Oliveira (PP), com 10,7%.

Na última posição deste primeiro cenário, ficou o deputado federal Valdevan Noventa (PL), com 4,4% das intenções de voto. O parlamentar do PL teve confirmada hoje, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cassação de seu mandato na Câmara, por abuso de poder econômico nas eleições de 2018.

Foi de 24,4% o percentual de eleitores que responderam que não votariam em nenhum, em branco, ou nulo, neste primeiro cenário. No qual 6,8% optaram por não responder ou dizer que não sabe em quem votar.

Tucano cresce, sem petista

No segundo cenário, sem a petista Eliane Aquino e com o advogado Henri Clay (PSOL) entre as opções, a vantagem de Eduardo Amorim amplia para 24,1%, contra 16,5% do segundo colocado, Jackson Barreto. O deputado federal Laércio Oliveira amplia para 12,5% e Valdevan Noventa sobe para 5,1%. Enquanto o ex-presidente da OAB-SE, Henri Clay, pontua 4,7%.

O percentual de eleitores que responderam que não votariam em nenhum, em branco, ou nulo, amplia para 30%, neste segundo cenário. No qual 7,2% optaram por não responder ou dizer que não sabe em quem votar.

Rejeição

Quem lidera em rejeição do eleitor é o ex-governador Jackson Barreto, pontuando 45,7% dos eleitores questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum. Na sequência, vêm Valdevan Noventa, com 26,0%; Eduardo Amorim, com 25,5%; Laércio Oliveira, com 18,8%; Henri Clay, com 16,3%. E Eliane Aquino tem menor percentual de rejeição, com 15,7%.

Veja os números do 1º cenário:

Se as eleições para Senador(a) do Estado de Sergipe fossem hoje e os(as) candidatos(as) fossem esses(as), em quem o(a) Sr(a) votaria?  

Eduardo Amorim 21,0%

Eliane Aquino 19,2%

Jackson Barreto 13,5%

Laércio Oliveira 10,7%

Valdevan Noventa 4,4%

Não sabe/Não respondeu 6,8%

Nenhum/Branco/Nulo 24,4%

Veja os números do 2º cenário:

Se as eleições para Senador do Estado de Sergipe fossem hoje e os candidatos AGORA fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?  

Eduardo Amorim 24,1%

Jackson Barreto 16,5%

Laércio Oliveira 12,5%

Valdevan Noventa 5,1%

Ex-presidente da OAB-SE Henri Clay 4,7%

Não sabe/Não respondeu 7,2%

Nenhum/Branco/Nulo 30,0%

E os números de rejeição

Se as eleições para Senador(a) do Estado de Sergipe fossem hoje e os(as) candidatos(as) fossem esses(as), em quem o(a) Sr(a) NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM? 

Jakcson Barreto 45,7%

Valdevan Noventa 26,0%

Eduardo Amorim 25,5%

Laércio Oliveira 18,8%

Henri Clay 16,3%

Eliane Aquino 15,7%

Não sabe/Não respondeu 11,5%

Nenhum 10,4%

Reportar Erro