Resistindo ao luto

Tucana Raquel Lyra vira e é eleita a 1ª governadora de Pernambuco

Ex-prefeita de Caruaru venceu a esquerdista Marília Arraes, resistindo à perda de seu marido no 1º turno

acessibilidade:
Ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), é a nova governadora de Pernambuco. Foto: Divulgação Facebook

Em uma acirrada disputa marcada por uma perda familiar fatal no 1º turno e uma virada de jogo neste 2º turno, os pernambucanos elegeram Raquel Lyra (PSDB) para ser a nova governadora de Pernambuco. Com 99,98% das urnas, que dão a vitória à ex-prefeita de Caruaru, com 58,70% dos votos. A nova governadora que renunciou ao cargo de prefeita para tentar governar seu estado perdeu seu marido Fernando Lucena, em plena manhã do domingo da eleição, no 1º turno.

A segunda colocada foi Marília Arraes (Solidariedade), que conquistou 41,30% dos votos, com o apoio da militância do PT no 1º turno e o reforço do apoio do ex-presidente Lula, neste 2º turno. Uma das falhas graves apontadas como responsável pela virada de Raquel Lyra foi o fato da campanha de Marília Arraes desrespeitar o luto da adversária, ao recorrer contra o adiamento de um dia no reinício da campanha eleitoral, no início deste 2º turno.

“Pernambuco, é uma honra e uma grande responsabilidade ser a primeira mulher a governar nosso estado. Agradeço pelo voto de cada pernambucana e pernambucano. Vou honrar essa confiança. É hora de unir nosso estado. Vou governar para todas e todos. E, principalmente, para quem sente fome e desalento todos os dias. O nosso trabalho começa agora. Simbora!”, escreveu Raquel Lyra, ao celebrar sua vitória no Twitter.

Raquel Lyra tem 44 anos, e é servidora concursada da Procuradoria-Geral do Estado, formada em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-graduação em direito econômico e de empresas. Se elegeu deputada estadual por duas vezes e foi secretária da Infância e Juventude do Estado. Foi eleita prefeita de Caruaru (PE) em 2016 e reeleita em 2020. A vice na chapa será a deputada Priscila Krause (Cidadania), 44 anos.

Marília Arraes é neta  do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes. Com 38 anos, iniciou sua militância ainda jovem no movimento estudantil na Faculdade de Direito do Recife. Atualmente, é deputada federal e foi vereadora de Recife por três mandatos. Já disputou a prefeitura do Recife em 2020. Sebastião Oliveira (Avante), 54 anos, será vice na chapa.

 

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.