Cartão-postal de Brasília

Ponte Juscelino Kubitschek sobre o lago Paranoá completa 20 anos

Desenho dos três arcos é inspirado no movimento de uma pedra quicando sobre a água

acessibilidade:
Não é à toa que ela ficou conhecida como “a ponte mais bela do mundo” Foto: Jorge Cardoso

Quem conhece Brasília sabe de seus encantos e belezas. Nesta quinta-feira (15), uma de suas beldades, a Ponte Juscelino Kubitschek, completa 20 anos. Não é à toa que ela ficou conhecida como “a ponte mais bela do mundo”.

A Ponte JK, também conhecida como Terceira Ponte, liga um dos bairros mais nobres da Capital Federal, o Lago Sul, à região central.

Um dos cartões-postais de Brasília, ela encanta por sua grandeza, com cerca de 1,2 mil m de extensão por 24 m de largura, a ponte possui três pistas em cada sentido, além de duas passarelas para pedestres.

O desenho dos três arcos é inspirado no movimento de uma pedra quicando sobre a água. Com 240 metros cada, dão uma aparência futurista e ímpar à estrutura.

Um ano após a inauguração, o arquiteto responsável pela obra, Alexandre Chan recebeu a Medalha Gustav Lindenthal, outorgada pela Sociedade dos Engenheiros do Estado da Pensilvânia, Estados Unidos, pelas qualidades estéticas e harmonização ambiental. Foi por causa desse prêmio, que ela ficou conhecida como “a ponte mais bela do mundo”

Ainda em 2003, a Ponte JK recebeu o Prêmio Abcem de Melhores Obras com Aço do Ano, na Categoria Pontes e Viadutos, outorgado pela Associação Brasileira da Construção Metálica.

Além de fazer a ligação do Lago Sul com o centro de Brasília, a ponte também gerou mais um local de lazer para os brasilienses. Seja para apreciar a comida de um dos restaurantes que ficam na redondeza da ponte, seja para praticar algum esporte na orla da Ponte JK.

Reportar Erro