Maceió para o mundo

JHC exalta desfile da Beija-Flor que homenageou Maceió

Prefeito destacou feito histórico de mostrar ao mundo a cultura e belezas da capital de Alagoas, no carnaval carioca

acessibilidade:
Prefeito de Maceió JHC destacou desfile histórico para Maceió, homenageada pela Beija-Flor, no Carnaval do Rio (Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió)

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o “JHC” (PL), exaltou o feito histórico de sua administração que projetou as tradições e os atrativos culturais e naturais de Maceió para o mundo, ao tornar a cidade tema de samba enredo da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, no Carnaval do Rio de Janeiro. Depois de cruzar a avenida Marquês de Sapucaí ao lado da primeira-dama Marina Candia, na noite deste domingo (11), JHC destacou que o desfile transmitido para quase 200 países trará benefícios para a economia e o turismo da capital de Alagoas.

“Esse desfile representa o resgate da nossa cultura, da nossa história, mostrando Maceió não só para o Brasil, mas para o mundo. O desfile passa em quase 200 países, levando nossas tradições e nossas belezas. Sem dúvidas, esse momento marcará a história da nossa querida Maceió, refletindo positivamente no turismo e na nossa economia”, avaliou o prefeito, que investiu R$ 8 milhões de recursos municipais no desfile.

Realeza do engraxate carnavalesco

O tema “Um delírio de Carnaval de Maceió de Rás Gonguila” foi desenvolvido pelo carnavalesco João Victor Araújo, para contar a história de Rás Gonguila, engraxate que nasceu como Benedito dos Santos, em meados do início do século passado, em Maceió. Os relatos mais antigos sobre Rás Gonguila remetem à década de 1930, quando fundou a agremiação Cavaleiro dos Montes, que fez história na capital alagoana.

Como engraxate, Gonguila ganhava a vida trabalhando com sua cadeira estacionada nas proximidades do Café do Cupertino, no Ponto Central de Maceió. E foi justamente isso que o ajudou a ser figura importante do carnaval alagoano.

Cultura de Maceió foi destaque na Sapucaí, em desfile da Beija-Flor sobre o carnavalesco Rás Gonguila (Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió)

O público que foi prestigiar a primeira noite de desfiles do Rio de Janeiro pode conhecer, além da história de Rás Gonguilla, a cultura de Maceió. Os carros alegóricos levaram a renda, os folguedos e a tradição da capital alagoana para a Sapucaí.

Mais de três mil pessoas participaram da apresentação, entre eles, os filhos de Rás Gonguilla, influenciadores digitais alagoanos, o cineasta Cacá Diegues, e as rendeiras do Pontal da Barra.

A Beija-Flor de Nilópolis é uma das escolas mais tradicionais do Rio de Janeiro. Com a cultura alagoana em destaque, a escola espera conquistar o 15º título da história.

Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro contam com transmissão ao vivo da TV Globo e cobertura de mais de 150 veículos de comunicação do Brasil e do mundo. (Com informações da Secom Maceio)

Reportar Erro