Golpe frustrado

Governo brasileiro condena tentativa de golpe no Peru e apoia destituição de Castillo

Presidente peruano tentou fechar o parlamento e instituir um regime de exceção, isto é, uma ditadura

acessibilidade:
Pedro Castillo, o presidente do Peru que foi afastado e detido, após decretar o fechamento do Congresso.

O governo do presidente Jair Bolsonaro divulgou nota, na tarde desta quarta-feira (7), afirmando que a tentativa de golpe do presidente Pedro Castillo são incompatíveis com a Constituição do Peru  “e representam violação à vigência da democracia e do Estado de Direito”.

Em pronunciamento na TV, Castillo decretou o fechamento do Congresso e instituiu o que chamou de “Estado de exceção”, mas, o parlamento peruano acabou aprovando seu impeachment. Castillo acabou preso.

Na nota, divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro considera constitucional a decisão do parlamento peruano, de aprovar o afastamento de Castillo e sua substituição pela vice-presidente Dina Boluarte.

Posicionou-se também o governo brasileiro sua confiança de que o afastamento do presidente golpista “represente a garantia do pleno funcionamento do Estado democrático no Peru.”

“O governo brasileiro manifesta sua disposição de seguir mantendo as sólidas relações de amizade e cooperação que unem os dois países e deseja êxito à Presidente Dina Boluarte em sua missão como Chefe do Estado peruano”, conclui a nota.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo governo brasileiro:

O Governo brasileiro acompanha, com preocupação, a situação política interna no Peru que levou à destituição constitucional do Presidente Pedro Castillo pelo Congresso e à sua sucessão pela vice-Presidente Dina Boluarte.

As medidas adotadas no dia de hoje, 7 de dezembro, pelo Presidente Pedro Castillo, incompatíveis com o arcabouço normativo constitucional daquele país, representavam violação à vigência da democracia e do Estado de Direito. Espera-se que a decisão constitucional do Congresso peruano represente a garantia do pleno funcionamento do Estado democrático no Peru.

O Governo brasileiro manifesta sua disposição de seguir mantendo as sólidas relações de amizade e cooperação que unem os dois países e deseja êxito à Presidente Dina Boluarte em sua missão como Chefe do Estado peruano.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.