Riscos no ambiente digital

Evento expõe pesquisa na UnB sobre check-up de prontidão cibernética

Inovador instrumento de Governança de Riscos foi utilizado na transição de governo

acessibilidade:

Especialistas da Universidade de Brasília (UnB) irão apresentar nesta terça-feira (23), às 9h, os resultados de pesquisa sobre “metodologia de check-up de prontidão cibernética, para mensuração do grau de exposição aos riscos das Instituições”, uma estratégia de defesa contra as ameaças cibernéticas, comuns atualmente.

Os painelistas serão o professor Eduardo Wallier Vianna, doutor em Ciência da Informação pela UnB nos campos de Proteção da Informação Digital, e o professor Rildo Ribeiro dos Santos, doutor em Física Computacional pelo IFSC/USP nos campos de banco de dados, data mining e IA.

Eles realizaram estudo de caso real que teve como alvo as superfícies expostas de ataque de instituições federais. Durante o processo de transição do governo federal, um inovador instrumento de Governança de Riscos foi utilizado, e feito um laudo técnico, que avalia as vulnerabilidades e riscos cibernéticos de algumas das principais instituições no Poder Executivo Federal.

Seis meses  após esse trabalho, pesquisadores  da UnB analisam a metodologia aplicada, os resultados agregados obtidos, bem como os benefícios trazidos pelos mecanismos de prontidão cibernética e a resistência das organizações e a proteção de dados de governos e cidadãos.

Durante o painel será possível conhecer os componentes-chave dessa metodologia, com seus aspectos técnicos e gerenciais, e também reflexões sobre o alcance e o valor agregado desse moderno instrumento de governança.

O evento – cujas inscrições podem ser feitas clicando aqui – faz parte do ciclo de eventos do Ciberlab, um Centro de Serviços de Prevenção de Incidentes Cibernéticos, produto de parceria entre a Finatec e Aware, e a participação da Universidade de Brasília, através do Grupo de Pesquisa Cigod-UnB, Ciência, Governança de Dados e Cibersegurança, registrado no  CNPq.

Reportar Erro