Pós-Lava Jato

Dias após visita da Lula, EUA começam a investigar corrupção em seu 2º governo

Departamento de Justiça anunciou hoje (17) investigação de corrupção que envolve "funcionários" da estatal brasileira nos governos Lula, Dilma e Temer

acessibilidade:
Petrobras volta a ser alvo de investigação por corrupção. Foto: Pedro Teixeira/Agência Brasil

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (17), através de comunicado oficial, que indiciou dois homens, incluindo um brasileiro, por um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro, que envolve funcionários da estatal brasileira Petrobras. O caso já está sob investigação do FBI, a Polícia Federal de lá.

Glenn Oztemel, 64, cidadão americano do estado de Connecticut, e Eduardo Innecco, 73, cidadão brasileiro e italiano, são acusados de conspiração, violações repetidas da Lei de Práticas de Corrupção no Exterior e lavagem de dinheiro, num esquema de pagamento de propinas a funcionários brasileiros para ganhar contratos com a Petrobras.

O FBI investiga ramificações do esquema atual e os “co-conspiradores” dos indiciados.

Durante a campanha eleitoral, o petista Lula que não reconheceu o esquema do Petrolão, chegou a admitir que houve corrupção na Petrobras em seu governo, mas não admitiu qualquer envolvimento próprio, ou de agentes políticos do seu partido, ou base aliada, amplamente documentado pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

“A minha versão é que algum diretor da Petrobras que reconheceu que roubou, pagou o preço. Eu não posso dizer que não houve corrupção se as pessoas delataram”, disse ele à época.

Reportar Erro