Menos zonas eleitorais

TRT nega boato sobre troca de local de votação de moradores de Brazlândia

Redução de zonas eleitorais altera apenas número da zona; local de votação continua o mesmo

acessibilidade:

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRT-DF) negou o boato que circulava pelas mídias sociais de que os moradores de Brazlândia passariam a votar em Ceilândia a partir de 2018. 

De acordo com o Tribunal, o rezoneamento apenas alterou o número da zona de cada eleitor, o que motivou a troca dos títulos de eleitor dos moradores da região. No entanto, todos os eleitores continuam votando nos mesmos locais que votavam anteriormente.

Por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o TRT precisou reduzir as zonas eleitorais do DF de 21 para 19. O Tribunal criou ainda um posto eleitoral em Brazlândia, onde ocorre a substituição do título de eleitor.

A emissão do novo documento, que ocorre apenas para que as informações sejam alteradas, é gratuita. O morador precisa apenas comparecer no posto eleitoral com um documento de identificação para que a substituição seja realizada.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.