AMEAÇA À DEMOCRACIA

TRE quer ação rápida para detectar e punir fake News, em Alagoas

Desafio é alertar eleitor para risco de disseminar notícias falsas

acessibilidade:

Malta Marques falou do esforço para conscientização (Foto: Dicom TJ)O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador José Carlos Malta Marques, disse que o maior desafio da Justiça Eleitoral será conscientizar a população para o perigo da disseminação de notícias falsas. Durante um seminário sobre o tema, na terça-feira (17), Malta Marques disse que planeja ter celeridade para detectar e julgar casos de fake news.

Na palestra sobre os desafios da Justiça Eleitoral de Alagoas para identificar, processar e julgar os casos de notícias falsas durante o pleito eleitoral deste ano, Malta Marques . As declarações foram dadas no seminário organizado pela Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf), “Fake News – uma ameaça real nas redes sociais”, no Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Cruz das Almas.

“Nosso maior trabalho será conscientizar a população para o perigo da disseminação de notícias falsas. Mas também já estamos nos aprimorando para lidar com os casos que surgirão no período eleitoral, e nosso plano é sermos céleres desde a detecção até o julgamento dos casos de fake news”, enfatizou o presidente do TRE/AL.

O presidente do TRE de Alagoas falou ainda sobre a importância dos mesários para a Justiça Eleitoral, enaltecendo sua função como fundamental para a realização de uma eleição.

O reitor da Unit, Dario Arcanjo de Santana, considerou o assunto das fake news é essencial para a sociedade e de grande relevância. “O debate deu maior maturidade aos participantes. Entendemos que a discussão é de essencial importância para nossa sociedade, tendo em vista que hoje está customizado que as pessoas criam notícias que contribuem para a insatisfação e o comprometimento do cidadão brasileiro”, disse o reitor.

O advogado Messias de Souza, especializado na área eleitoral e com atuação em Brasília, e o professor da PUC-RS, Celso Schröder, ex-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), foram os principais palestrantes do seminário. (Com informações da Ascom do TRE de Alagoas)

Reportar Erro