Queda significativa

Transplantes caem 10,81% no primeiro semestre de 2016

Foram feitos 932 transplantes contra 1.045 em 2015

acessibilidade:

O número de transplantes realizados em Minas Gerais caiu 10,81% no primeiro semestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), nos seis primeiros meses deste ano, foram feitos 932 transplantes contra 1.045 de janeiro a junho de 2015. Os dados foram divulgados pelo G1.

No estado, o processo de doação de órgãos até a destinação para transplantes é coordenada pelo Complexo de MG Transplantes, composto por centros de notificação, captação e distribuição de órgãos na região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Sul, Oeste, Nordeste e Leste de Minas.

Como se tornar um doador

Para se tornar um doador é preciso manifestar este desejo à família, que, terá que autorizar o procedimento por escrito após a morte. A partir do momento da constatação da morte encefálica, órgãos e tecidos podem ser retirados. As cirurgias mais frequentes são de córnea e rim.

Também existe a doação em vida, em que a pessoa doa um órgão duplo como o rim, uma parte do fígado, pâncreas ou pulmão, ou um tecido como a medula óssea.

A população pode tirar dúvidas pelo telefone 0800-283-7183. Saiba mais também no site da Fhemig.