Rio 2016

Tocha olímpica vai percorrer 15 cidades em Goiás

A tocha vai passar pelas mãos de 448 condutores goianos

acessibilidade:

Após percorrer 105 km no Distrito Federal, a tocha olímpica transita pelas cidades goianas. A flama desembarcou pontualmente às 11h20 de quarta-feira no mirante do Salto do Corumbá, em Corumbá de Goiás, a 113 km de Goiânia. O símbolo maior dos Jogos Olímpicos de 2016 passará pelas mãos de 448 condutores nas 15 cidades goianas que compõem o trajeto. Ao todo, 1,3 mil quilômetros devem ser percorridos no estado.

A passagem pelo Salto Corumbá, que conta com uma cachoeira de 70 metros de altura e paredões de pedras, vai durar alguns minutos. O cenário foi escolhido para tirar a primeira foto oficial com a tocha em solo goiano. O agropecuarista José Quirino Goveia Morais, de 60 anos, é o primeiro goiano a conduzir a tocha.

Sob forte aparato de segurança, o símbolo será levado em seguida para a cidade de Corumbá de Goiás, onde será recebido por autoridades e bandas locais. Depois de Corumbá de Goiás, a tocha será levada a Pirenópolis. A cidade é uma das mais antigas do Centro-Oeste e tem seu conjunto urbanístico, paisagístico e histórico tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Em frente à Igreja da Matriz, haverá apresentação das tradicionais cavalhadas, uma representação de luta entre mouros e cristãos. O arvorismo será no Santuário de Vida Silvestre Vagafog.

Em Pirenópolis, a tocha passará pelas mãos dos sertanejos Zezé di Camargo e Luciano. O percurso de quarta-feira termina em Anápolis. A tocha será recebida por estudantes vestidos com as cores dos aros olímpicos e com salva de tiros de canhão em quatro pontos do percurso. A parada final na "Manchester goiana" – em alusão à característica industrial da região, também conhecida pelo polo farmacêutico – será o Parque Ipiranga.

Segundo dia

A tocha continua em Goiás na quinta-feira. O símbolo deixa o território anapolino e segue para Itaberaí, cidade de Goiás, Inhumas e Goiânia, onde está previsto para chegar às 16h. O trajeto na capital começará na Praça do Trabalhador e terminará na Praça Cívica. Dentre os convidados para conduzir a tocha em Goiânia estão os sertanejos João Neto e Frederico. Multicampeã do tênis de mesa, a atleta paralímpica Jane Karla também levará o símbolo por ruas da capital. A banda Jota Quest ficou encarregada de encerrar a festa em Goiânia.

Fim do percurso

Na sexta-feira, a tocha passa por Trindade e Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia. O percurso segue para Piracanjuba, Morrinhos e termina em Caldas Novas. A tocha olímpica encerra sua passagem pelo território goiano no sábado (4). O símbolo será conduzido por Pires do Rio, Ipameri e Goiandira. Depois, inicia o tour por Minas Gerais.Serão mais de 300 cidades em solo nacional até a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no dia 5 de agosto, no Maracanã. Vão ser 12 mil condutores nos 95 dias de revezamento.

Reportar Erro