Choveu, apagou

Temporal assusta e causa muitos transtornos

Em apenas três horas, o volume de água registrado chegou a 75,6 milímetros

acessibilidade:

O forte temporal que atingiu o Distrito Federal na madrugada desta quarta-feira (17), durou apenas três horas, mas causou muitos estragos. Ruas alagadas, garagens e subsolos de prédios comerciais e residenciais foram inundados. O cenário é de muita sujeira, terra e galhos de árvores espalhados. E claro, muitas regiões ainda estão às escuras.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de água registrado chegou a 75,6 milímetros, a previsão para hoje mostra pancadas de chuva no final da tarde, mas como se trata de uma área de instabilidade, não há como prever com que intensidade que a chuva virá.

Infelizmente, quando chove, várias regiões ficam sem energia. Muitos semáforos estavam desligados nesta manhã. Hoje sete circuitos alimentadores do Plano Piloto foram desligados, por causa do acúmulo de água nas caixas subterrâneas. Muitos prédios públicos estão às escuras, como é o caso da Câmara dos Deputados, Ministério dos Esportes, Tribunal de Contas da União, Procuradoria Geral da República e o Supremo Tribunal Regional, que por nota informou que hoje, funcionará apenas com as atividades essenciais.

A CEB recebeu hoje  250 reclamações por  falta de energia nas regiões administrativas de Planaltina, Sobradinho, Paranoá, Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Gama, Santa Maria, Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Plano Piloto e outras regiões.

Além de comerciantes e moradores terem sido atingidos pelos alagamentos, pacientes do Hospital Santa Helena tiveram que ser removidos para outras unidades devido ao alagamento no local. O Pronto Norte também teve corredores inundados. O mesmo aconteceu na área nova do Hospital Universitário de Brasília (HUB), ficou embaixo da água.

Devido à falta de estrutura, bocas de lobo entupidas e a falta de planejamento para o escoamento de águas pluviais, essa situação pode se repetir durante esse período, caracterizado pelas fortes chuvas de verão na nossa região.

 

Reportar Erro