Transporte Público

Tarifa zero é possível

Após reunião com Movimento Passe Livre, GDF abre diálogo sobre gratuidade

acessibilidade:

GDF e o Movimento Passe Livre (MPL) se reuniram nesta quarta (10) para discutir a possibilidade de implantação da Tarifa Zero no Distrito Federal. O governo convidou representantes do MPL para participar da conversa e eles fizeram uma apresentação de 40 minutos. O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-DF) se comprometeu a dialogar com a sociedade e construir um diagnóstico sobre o tema. De acordo com o MPL, o debate ?foi interessante?, mas o governo não estava preparado, pois não tinha um estudo sobre o assunto. O Dftrans fez um panorama do transporte público do DF, mas ainda falta uma integração com os estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) para viabilizar uma mudança como a proposta pelo MPL.

Uma das mudanças propostas é a total estatização do sistema de transporte público, assim como acontece com a saúde e a educação. O secretário de Transportes, José Walter Vasquez, explicou que o GDF ainda não tem uma posição definida sobre a Tarifa Zero. Para ele, o diálogo entre governo e sociedade é fundamental para decidir a forma de viabilizá-lo.

Como resultado da reunião, ficaram marcados um seminário no final de agosto com o objetivo de discutir alternativas para o transporte público do DF e uma possível inclusão do MPL no CDES-DF. O Movimento Passe Livre confirma que vai realizar manifestações nas próximas semanas, além de continuar o trabalho de divulgação da Tarifa Zero na comunidade, em escolas e em aulas abertas.

Reportar Erro