Maioria do STF

Supremo decide enviar processos do ex-presidente Lula para Justiça Federal do DF

Maioria dos ministros seguiu o voto do relator do caso, Edson Fachin

acessibilidade:
Prevaleceu a divergência aberta pelo ministro Ricardo Lewandowski Foto: Dorivan Marinho/SCO/STF

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (22), que os processos contra o ex-presidente Lula devem ficar com a Justiça Federal do Distrito Federal. Os ministros retomaram o julgamento dos recursos relacionados à anulação das condenações contra Lula pela Justiça Federal do Paraná, Agora eles vão analisar se mantém decisão sobre parcialidade do ex-juiz Sergio Moro.

Para o relator do caso, o ministro Edson Fachin, os processos devem ser transferidos para o Distrito Federal, porque, segundo ele, os fatos imputados a Lula têm relação com o local. Os ministros Luis Robeto Barroso, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Rosa Weber e Cármen Lúcia, seguiram o voto de Fachin.

Os votos dos ministros Nunes Marques, Marco Aurélio e Luiz Fux, foram para que os processos permaneçam na Justiça Federal de Curitiba.

Já os ministros, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski votaram para que os processos contra o ex-presidente fossem transferidos para Justiça Federal de São Paulo .

Reportar Erro