TALENTO NORDESTINO

Startup de estudantes do interior do Ceará é classificada para hackathon mundial da Microsoft

Estudantes desenvolveram um protótipo com base na ciência da computação para avaliar fertilidade do solo

acessibilidade:

A startup SharinAGRO, fundada por estudantes do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá, classificou-se como a única representante latino-americana no hackathon Microsoft Al for Earth May Summit. O evento ocorrerá de 14 a 16 de maio, na sede da multinacional em Redmond, na região metropolitana de Seattle (EUA). O torneio premia propostas de inteligência artificial e aplicativos nas áreas de agricultura, biodiversidade, água e mudanças climáticas.

Os estudantes desenvolveram um protótipo que utiliza aprendizagem de máquina (subcampo da ciência da computação) para avaliação da fertilidade do solo, baseado em fotos da cromatografia de Pfeiffer. Os dados são compartilhados com pequenos agricultores, que são acompanhados do plantio à colheita e recebem informações sobre produção orgânica, acondicionamento correto dos produtos e alimentação saudável.

A equipe do projeto SharinAGRO é formada pelos alunos Nathália Ferreira de Figueiredo e Liomar Renner Araújo Abreu, do Curso de Engenharia de Software; Wallinson Deives Batista Lima, da Ciência da Computação; João Vitor de Araújo Rocha e Oderlan Freire, do Curso de Sistemas de Informação. A startup foi incubada no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE) do Campus da UFC em Quixadá.

Os estudantes estão organizando uma campanha para arrecadar recursos para ajudar no custeio de transporte, hospedagem e alimentação para a viagem aos Estados Unidos. Interessados poderão colaborar com doações financeiras de qualquer valor pela plataforma PicPay para o usuário @nathalia.ferreira166. (UFC)

 

Leia mais sobre Ciência, Tecnologia e Inovação em BRASIL CTI.

Reportar Erro