Plenário virtual

Supremo forma maioria para determinar redistribuição de cadeiras na Câmara

O placar de votação é de 7 votos a 0 pela determinação

acessibilidade:
O julgamento ocorre no plenário virtual, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25), maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do número de cadeiras de representantes de cada estado.

O placar de votação é de 7 votos a 0 pela determinação.

Desta forma,  a Câmara  terá até 30 de junho de 2025 para realizar a distribuição das vagas.

A maioria dos ministros seguiu o voto do ministro Luiz Fux, que declarou omissão do Congresso Nacional na aprovação da lei para atualizar as bancadas. O novo número deverá ser baseado no Censo de 2022.

O voto foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes.

O julgamento ocorre no plenário virtual, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. A sessão será encerrada às 23h59 de hoje.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.