MP dos automóveis

Parlamentares querem criar estímulos para aquisição de veículos elétricos de passageiros

Gabinete Compartilhado apresenta proposta que prevê desconto para veículos sustentáveis

acessibilidade:
O texto da emenda prevê descontos destinados aos ônibus, que terão um adicional de 50% de redução em seu valor

Os parlamentares que compõem o Gabinete Compartilhado do Congresso Nacional apresentaram uma emenda à medida provisória sobre carros populares, com o objetivo de facilitar e estimular a aquisição de veículos elétricos, em especial os de transporte público.

O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) e os deputados Amom Mandel (Cidadania-AM) e Duarte (PSB-MA) são os autores da emenda.

O texto prevê descontos destinados aos ônibus, que terão um adicional de 50% de redução em seu valor, caso sejam movidos totalmente a energia elétrica. 

A ideia é incluir um critério de sustentabilidade, visto que, no texto atual, apenas o porte, local de rodagem e modelo de montagem do veículo são considerados para o valor máximo de desconto.

A iniciativa também é importante para estimular o uso desses veículos, ainda muito caros no Brasil, promovendo o aumento de sua participação nas frotas do transporte coletivo urbano. Outro benefício é a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE).

Os parlamentares pretendem  aproveitar o grande potencial de produção de energia limpa que existe no Brasil, em consonância com a necessidade posta de uma transição energética justa. 

O texto da MP será debatido em uma comissão mista do Congresso, composta por deputados e senadores, e a decisão de aceitar ou não as emendas sugeridas caberá ao relator. A medida perderá a validade em 120 dias.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.