Acordo de Escazú

Deputado articula fortalecimento da PF no interior do Amazonas

Só existe uma delegacia da Polícia Federal delegacia no interior do estado

acessibilidade:
Construção de delegacia da PF na região Sul representa um passo importante para cumprimento do “Acordo de Escazú” Foto: Artur Gomes/Gabinete do Amom

Em prol do fortalecimento da segurança do Brasil, principalmente na região fronteiriça, com a Venezuela e a Colômbia, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) se reuniu com o Superintendente Regional da Polícia Federal no Amazonas, delegado de Polícia Federal Umberto Ramos.

Um dos pontos discutidos na reunião foi a concentração do efetivo da Polícia Federal na capital amazonense e a existência de apenas uma delegacia no interior do estado, localizada no município de Tabatinga, a 1.106 km de Manaus e 555 km de São Gabriel da Cachoeira, município na fronteira com Colômbia e Venezuela. 

Ao explicar a importância da construção da delegacia e a dificuldade de acesso a pontos críticos no estado, o superintendente afirmou que o projeto para sua construção já foi enviado ao Ministério da Justiça.

“A capilaridade da Polícia Federal no estado é fundamental para a fixação do nosso efetivo e para o apoio, nesse caso, em especial, para a segurança dos ativistas ambientais. Hoje, se acontecer um problema em São Gabriel da Cachoeira, eu tenho que deslocar uma equipe de Manaus por via aérea, que só tem voo dia de terça ou domingo, ou via fluvial, que vão demorar dias para chegar lá”.

Amom ressaltou a importância do esforço conjunto entre os Ministérios para fortalecer a pauta e garantir que existam meios para a execução do acordo internacional, se ratificado pelo Congresso Nacional. 

O parlamentar, que é relator do texto do “Acordo de Escazú” na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, garantiu ainda que trabalha a articulação na Câmara dos Deputados para a aprovação do tratado.

“O Acordo de Escazú traz questões relacionadas à transparência, mas também de mecanismos pra reforçar a defesa dos povos originários e tradicionais, além dos defensores do meio ambiente, os ativistas. O Amazonas é o maior Estado do Brasil, em território, e só tem uma delegacia da Polícia Federal. Precisamos mudar isso”.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.