Câmara dos Deputados

Comissão da Câmara vai debater uso da Cannabis para fins medicinais

Pesquisas demonstram eficácia da cannabis medicinal

acessibilidade:
A deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) foi quem pediu o debate Foto: Flapas

O uso medicinal da cannabis será debatido na Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (29).

A iniciativa do debate é da deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP), que ressalta os resultados, nos últimos 40 anos, de estudos e pesquisas científicas que demonstram a eficácia do uso de cannabis medicinal no tratamento de sintomas ou efeitos colaterais indesejados de várias doenças. 

“Apesar de atualmente ser classificada como droga para efeitos penais, as suas propriedades medicinais continuam a existir e deveriam ser adequadamente exploradas. Algumas moléstias podem ser tratadas com sucesso, de modo mais eficaz e seguro, em relação a outras drogas que não apresentam respostas satisfatórias perante determinados casos clínicos”.

Dentre essas doenças, ela cita: doença de Alzheimer, epilepsia, autismo infantil, doença de Parkinson, artrite, fibromialgia, esquizofrenia, náuseas, carcinoma, depressão, esclerose, fobia social, etc.

Foram convidados, entre outros:
– a presidente da Cultive Associação de Cannabis e Saúde, Cidinha Carvalho;
– representante da Associação Flor da Vida; e
– o neurocientista, biólogo e professor titular do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Sidarta Ribeiro. (Com informações Agência Câmara)

Reportar Erro