Cappelli se reúne com Alexandre de Moraes para tratar do 8 de janeiro
Após a reunião, Cappelli informou que haverá uma renovação no quadro de servidores do GSI
O ministro-chefe interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, esteve reunido nesta segunda-feira (24), com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Após a reunião, Cappelli informou que haverá uma renovação no quadro de servidores do GSI, e que conforme determinação do presidente Lula “vai acelerar” o processo.
Questionado em relação a uma possível extinção do GSI, Cappelli destacou que essa decisão é do presidente Lula, que há uma sindicância aberta para apurar as condutas dos servidores. “O prazo final é 30 de maio, mas estamos tentando antecipar”.
O encontro entre Cappelli e Moraes ocorreu após a divulgação das imagens internas do Planalto, no dia das invasões e ataques às sedes dos Três Poderes.
Reunião com o ministro @alexandre para tratar dos documentos encaminhados ao @STF_oficial e me colocar à disposição para eventuais novas solicitações que auxiliem na apuração dos fatos inaceitáveis ocorridos no dia 8/01. pic.twitter.com/6BGbEoYrRN
— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) April 24, 2023
Militares do GSI conversam de forma descontraída durante invasão no Planalto
Novas imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto mostram militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) inertes durante a invasão ao Palácio do Planalto, no dia 8 de janeiro.
Pelos vídeos é possível ver cerca de 14 militares dentro do anexo 1 do Planalto conversando de forma descontraída, enquanto as outras áreas do local estavam sendo depredadas.
Depois da divulgação das imagens que mostram o ex-ministro-chefe do GSI, Gonçalves Dias dentro do Planalto, circulando entre invasores, o GSI resolveu divulgar mais imagens sobre o fatídico dia.