ID Jovem

Adesão a Identidade Jovem aumenta 2.851% em 4 anos, diz secretária

Entre 2018 e 2022 foram emitidas mais de 3 milhões de carteirinhas

acessibilidade:
Luana Machado, secretária Nacional da Juventude do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Dados do sistema ID Jovem indicam que, na atual gestão, a adesão ao Programa aumentou 2.851%. Em números específicos, o total de documentos emitidos evoluiu de 123.000 em dezembro de 2018 para 3.629.742, conforme dados de outubro de 2022.

A informação é da secretária Nacional da Juventude do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Luana Machado, que destacou o aumento da adesão.

“Mais de três milhões de jovens podem usufruir dos benefícios alcançados por meio da adesão a Identidade Jovem. As atualizações no aplicativo trouxeram várias funcionalidades para além de somente emitir o documento, como acontecia na versão anterior, e isso atraiu muito mais jovens de 15 a 29 anos,”

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é um documento gratuito emitido pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) do MMFDH e possibilita aos jovens de baixa renda o acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de garantir vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.
O benefício é destinado às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes a família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do governo federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses, conforme disposto no Decreto nº 8.537, de 5 de outubro de 2015.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.