De olho neles

Nova ferramenta vai fiscalizar transparência de distritais

acessibilidade:

Brasília vai ganhar mais uma ferramenta contra o nada transparente sistema de prestação de contas da Câmara Legislativa. Será lançado nesta sexta-feira (1º), o Sistema do Índice de Transparência Parlamentar (Sitransp), que visa avaliar o quanto os deputados distritais são transparentes e se eles oferecerem aos cidadãos todas as informações públicas do mandato.

O sistema vai medir o nível de transparência que os deputados possuem e ainda informar o quanto os parlamentares estão dispostos a serem fiscalizados pela sociedade. O Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) acredita que a transparência parlamentar seja um sinal de mandato responsável, atento aos interesses da sociedade e representativo.

Os seis quesitos de avaliação são: a atuação do parlamentar, a governança do mandato, o controle social, a acessibilidade, a atuação nas mídias sociais e o processo eleitoral. O lançamento da plataforma será às 14h, na sede do IFC, no SHIGS 704, Bloco C, casa 67, Asa Sul.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.