"Revoltantes e absurdas"

Senador Romário critica declarações de ministro da Educação sobre crianças com deficiência

Milton Ribeiro defendeu que a inclusão de alunos com necessidades especiais atrapalha o aprendizado de outras crianças sem a mesma condição

acessibilidade:
Romario Faria no Plenário do Senado da República. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Em pronunciamento no Plenário, nesta terça-feira (17), o senador Romário (PL-RJ) considerou “revoltantes e absurdas” as declarações do ministro da Educação no sentido de que as crianças com deficiência atrapalham os demais alunos numa sala de aula, proferida nesta segunda-feira (16). O parlamentar — que não quis mencionar o nome do ministro — disse que esta fala, além de ser uma demonstração evidente de total incapacidade para ocupar o cargo, revela um “odioso e ultrapassado preconceito” em relação às crianças com deficiência.

Milton Ribeiro, defendeu a criação de turmas e escolas especializadas que atendam apenas estudantes com deficiência. Segundo ele,  a inclusão de alunos com necessidades especiais atrapalha o aprendizado de outras crianças sem a mesma condição.

Romário ressaltou que todos os estudiosos e os mais conceituados pedagogos em nível mundial são unânimes em apontar os benefícios da educação inclusiva, não apenas para as crianças com deficiência, mas para todos os estudantes envolvidos.

— É um ganha-ganha. A experiência com a minha princesa e linda filha Ivy me permitiu, graças a Papai do Céu, testemunhar essa fantástica evolução na dinâmica da sua escola. Como seus colegas a admiram, a acolhem e a respeitam! E como toda a sala dela evoluiu, cada um no seu ritmo individual de aprendizagem, mas compartilhando da mesma experiência humana e pedagógica — defendeu.

(Agência Senado)

Reportar Erro