Brazil Conference

Senador Lasier critica falta de isenção de ministros do STF em manifestações políticas

Senador considera inaceitáveis as críticas contra o governo feitas em público pelos ministros

acessibilidade:
Senador Lasier Martins (Podemos-RS). Foto: Agência Senado.
Senador Lasier Martins (Podemos-RS). Foto: Agência Senado.

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) protestou durante sessão plenária do Senado esta tarde (12) contra novas manifestações de teor político feitas no exterior por juízes do Supremo Tribunal Federal (STF). “Não há isenção e independência. Não podemos nos calar diante dessas atitudes”, disse.

Ele considera inaceitáveis as críticas contra o governo feitas em público pelos ministros Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski no sábado (10) no evento Brazil Conference, realizado em Boston (EUA) por estudantes brasileiros da Universidade de Harvard e do MIT. “É inadmissível que dois ministros da Alta Corte façam pronunciamentos para plateias estrangeiras contra o país, contrariando a divisão dos Poderes. O Senado deve reagir contra essa irregularidade”, disse Lasier, sublinhando que Barroso e Lewandowski estão exercendo atribuição alheia ao Judiciário.

Para o senador, os gestos dos ministros repetem o que Barroso fez semanas antes, em outro evento universitário, realizado na Universidade de Austin, Texas, também com alunos brasileiros e “viés nitidamente político”. “Isso se soma ao inquérito ilegal (Fake News) que está perto de fazer três anos”.

Na “escalada sem limites” de ministros do STF Lasier citou ainda a anulação da condenação de Lula e a libertação de dezenas de corruptos em seguida. Por isso voltou a cobrar a abertura do processo de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, “o campeão de arbitrariedades”.

Reportar Erro