Pandemia

Fiocruz começa a fabricar IFA, enquanto Butantan paralisa produção de Coronavac

Butantan aguarda 10 mil litros de matéria-prima para retomar a produção do imunizante

acessibilidade:
Butantan vai comparar efeito das vacinas Coronavac e ButanVac em testes clínicos. Foto: Divulgação

O Instituto Butantan anunciou nesta quinta-feira, 13, que a produção da CoronaVac está suspensa por falta de insumos. A expectativa era que o governo chinês, produtor do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), essencial para a fabricação do imunizante contra a covid-19, autorizasse o embarque de um lote com 10 mil litros até hoje, o que não deve ocorrer.

Segundo o instituto, todos os insumos recebidos já foram processados e nesta sexta-feira, 14, serão entregues mais 1,1 milhão de doses ao Ministério da Saúde. A partir disso, a produção só será retomada quando chegar mais IFA.

“O Butantan aguarda autorização do governo chinês para a liberação de mais matéria-prima necessária para a produção da vacina. Questões referentes à relação diplomática Brasil x China podem, sim, estar interferindo diretamente no cronograma de liberação de novos lotes de insumos“, afirma o instituto.

O diretor do Butantan, Dimas Covas, e o governador João Doria (PSDB) atribuíram a dificuldade para o IFA ser liberado à postura do presidente Jair Bolsonaro e de integrantes do governo federal, que fizeram declarações contra a China.

“Cada vez que manifestações são feitas aqui de forma desagradável em relação à China, isso cria dificuldades claramente à autorização do governo chinês para o embarque desses insumos para o Brasil”, afirmou Doria.

O presidente deu a entender que o país asiático criou o vírus. Bolsonaro perguntou retoricamente ao público de um evento na semana passada se a pandemia de covid-19 não poderia ser “uma nova guerra”. “É um vírus novo, ninguém sabe se nasceu em laboratório ou nasceu por algum ser humano ingerir um animal inadequado. Mas está aí”, disse.

Reportar Erro