desburocratização

Secretário de Saúde do DF autoriza comunicação pública por whatsapp

Atos administrativos e processuais poderão ser comunicados por e-mail ou aplicativos de mensagens

acessibilidade:
Ainda não há manifestação oficial do WhatsApp ou da empresa Meta - dona do serviço e que também controla o Facebook. Foto: Marcello Casal Jr

O Secretário de Saúde do Distrito Federal, general Manoel Pafiadache, editou norma que autoriza a comunicação de atos administrativos e processuais por meios eletrônicos, incluindo o whatsapp.

Para que a comunicação seja adotada por e-mail ou por aplicativo de mensagens, a identidade do interessado deverá ser comprovada mediante apresentação de assinatura, foto do documento pessoal ou outras formas que atestem a veracidade da identificação.

A medida também permite que o Poder Público utilize ligação de áudio e vídeo por aplicativo, ou outro meio compatível, desde que sejam acompanhados por certidão assinada por servidor que ateste a autenticidade das informações prestadas e produzidas na comunicação, como data e horário.

Caso o agente público tenha dúvidas sobre a regularidade da comunicação eletrônica, a área responsável deverá utilizar os meios de comunicação convencionais.

A regra se aplica a notificação de atos processuais e de atos administrativos sanitários cumpridos eletronicamente a valer da data de sua publicação, ocorrida em 20 de janeiro de 2022, no Diário Oficial do DF.

 

Reportar Erro