Até domingo

Secretaria de Turismo e Detran participam do Brasília Moto Capital

Expectativa é que cerca de 450 mil pessoas passem pelo evento

acessibilidade:

Uma unidade móvel do Centro de Atendimento ao Turista está à disposição dos participantes do Brasília Moto Capital — encontro de motociclistas que ocorre até domingo (26) no Parque de Exposições da Granja do Torto. Técnicos da Secretaria de Turismo dão informações e distribuem material sobre os principais pontos de visitação e restaurantes na cidade. A expectativa dos organizadores é a de que até domingo cerca de 450 mil pessoas passem pelo evento.

O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) também participa da 12ª edição do encontro, um dos principais do Brasil e da América Latina, com a campanha Motociclista, se beber não pilote. Essa é principal recomendação do material educativo distribuído em conjunto com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar.

As dicas de segurança têm foco específico na condução de motocicletas, e o material distribuído, que inclui uma pulseira refletiva — acessório que facilita que o motociclista seja visto à noite — destaca que a visibilidade é indispensável para a segurança. Nesse caso, a orientação é de posicionar-se à direita da via.

Quem dirige motocicletas também deve evitar manter-se nos pontos cegos dos automóveis. Para não ficar nessa situação, é preciso ser capaz de enxergar no retrovisor do veículo a região dos olhos do motorista.

A lista de recomendações que está sendo distribuída no Brasília Moto Capital inclui ainda respeitar a velocidade da via, nunca ultrapassar pela direita, utilizar equipamentos de proteção de boa qualidade, sempre acionar os dois freios e inspecionar a moto antes de sair.

No estande do órgão no parque de exposições da Granja do Torto estão expostas motocicletas do BPTran e do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal. Também serão distribuídos brindes infantis como quebra-cabeças, jogos de memória e de montar durante os cinco dias do encontro.

Turistas
Aos 70 anos de idade e 40 de motociclismo, Marco Antônio Portinho, um dos organizadores do evento, avalia que o encontro superou as expectativas já no primeiro dia. "Temos recebido muitas pessoas de Roraima, do Rio Grande do Norte, do sul de Minas Gerais e de outros estados que nunca estiveram na capital federal", destaca. Segundo Portinho, a delegação estrangeira já reúne gente da Argentina, do Chile, do Paraguai, do Uruguai — até agora a maior comitiva, com 32 participantes —, da Bolívia, do Equador, do Peru e de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Ainda são esperados participantes da França, do Canadá e da Irlanda do Norte, frequentadores habituais dos encontros.

Estrutura
Uma área de 150 mil metros quadrados abriga bares, três praças de alimentação e 150 estandes com as novidades do mercado de produtos motociclísticos, além de espaço para atividades infantis, três postos médicos, dois de brigadistas e um posto policial.

Na programação, 20 shows musicais, especialmente covers de Janis Joplin, Elvis Presley, Raul Seixas e das bandas AC/DC e Queen. Na virada de sábado para domingo haverá apresentações de Erasmo Carlos e da Brazilian Blues Band.

Durante o encontro, haverá cursos sobre segurança nas rodovias e pilotagem segura, além de apresentação de luta livre performática e do globo da morte. Telões de LED de alta definição e caixas de sons distribuídos em pontos estratégicos permitirão que a festa seja acompanhada de qualquer lugar do parque de exposições. (Agência Brasília)

 

Reportar Erro