Campanha até 22 de maio

Secretaria de Saúde quer vacinar 608 mil contra gripe

A campanha de vacinação segue até o dia 22 de maio

acessibilidade:

Até a última sexta-feira (8) a Secretaria de Saúde estima que 51.095 pessoas foram vacinadas contra a gripe. A mobilização do dia “D” Nacional da vacinação ocorreu em 153 postos do DF no último sábado e tinha como meta atingir pelo menos 50% o público-alvo, que é de 608.879 pessoas. A campanha se encerra em 22 de maio.

Podem tomar a dose quem possui maior vulnerabilidade e complicações pela gripe. Fazem parte da lista indivíduos a partir dos 60 anos, gestantes e mulheres no período pós-parto, profissionais da saúde, povos indígenas, crianças a partir dos seis meses até 5 anos incompletos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, além dos presidiários que receberão a vacina nos unidades do sistema prisional.

"Sabemos da complicação em sair do trabalho e ir se vacinar, por isso, o Dia D é realizado no sábado e é importante contar com a iniciativa do cidadão para que ele não precise ir a um hospital por um problema que tem prevenção. A gripe pode causar grandes complicações, inclusive, levar a óbito", alertou o subsecretário de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde (SES), José Carlos Valença.

Mito

A chefe do Núcleo de Imunização da SES esclareceu, ainda, que a dose não é uma forma de transmissão da gripe, como muitas pensam. "Isso é um mito. A vacina é produzida com vírus inativado, ou seja, a dose não tem capacidade de desenvolver a doença", afirmou.

Segundo ela, o que acontece muitas vezes é que o indivíduo já está com um processo infeccioso ou algum tipo de vírus e, ao tomar a vacina, coincidentemente, ela manifesta sintomas. "Por isso, recomendamos não tomar a vacina, quando se está num quadro febril ou agudo", disse.

Outro cuidado é quanto a quem possui alergia severa a ovo e pessoas que já tomaram a vacina e manifestaram reações alérgicas, que não poderão ser imunizados. (Informações Secretaria de Saúde)

Reportar Erro