No HMIB

Secretaria de Saúde confirma morte de bebê causada por bactéria

Outra morte segue em investigação e mais uma sob suspeita

acessibilidade:

A Superintendência da Região de Saúde Centro-Sul, da Secretaria de Saúde do DF, confirmou que o resultado do exame de sangue constatou que a causa da morte de um dos bebês internados na UTI Neonatal do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) tem relação com a presença da bactéria Serratia. Uma morte segue em investigação e outra tem suspeita não confirmada de contaminação. 

Nesta quinta-feira (9), foi diagnosticado um caso de colonização em um dos bebês internados na UTI Neonatal. A criança está em isolamento de contato e recebendo medicação. A Superintendência esclarece que o quadro clínico de saúde deste paciente é estável.
 
A Superintendência elaborou um Plano de Contingenciamento interno para o Centro Obstétrico e UTI Neonatal do Hmib, com o objetivo de minimizar os riscos de contaminação por bactéria multirresistente. Desde quarta-feira (08), às 13h, o atendimento no Centro Obstétrico do Hmib está restrito a casos emergenciais (parto com data prevista, sangramentos, período expulsivo e abortamentos). As demandas emergenciais, inclusive as cirúrgicas, estão mantidas no hospital, que é referência na rede na especialidade de cirurgia pediátrica. 
 
A direção da unidade, ao tomar conhecimento do fato, imediatamente adotou todas as medidas de precaução de controle: restrição de internações, separação de equipes para atendimento aos bebês isolados, redirecionamento de partos para outras unidades de saúde, utilização de capotes e luvas pelos profissionais responsáveis pelo atendimento aos bebês internados. O Plano de Contingência foi definido em reunião com os coordenadores de Neonatologia, Ginecologia e Obstetrícia e Assistência Clínica, Assistência Cirúrgica.

Reportar Erro