Começa amanhã

Saúde inclui imunossuprimidos na vacinação de pessoas com comorbidades no DF

Vacinação para esses públicos terá ínicio a partir de amanhã, é preciso fazer cadastro e agendamento

acessibilidade:
Osnei Okumoto, secretário de Saúde do governo do Distrito Federal - Foto: Renato Alves/Agência Brasília.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal incluiu os imunossuprimidos na primeira etapa de vacinação, contra a Covid-19, de pessoas com comorbidades. Dessa forma, esse novo grupo, independente da idade, poderá ser vacinado a partir de amanhã.

O anúncio foi feito, nesta tarde (3), pelo secretário de Saúde, Osnei Okumoto, durante a coletiva de imprensa, no Palácio do Buriti, sede do Governo do DF. Okumoto explicou que a decisão foi tomada devido a “baixa carga de resposta imune para qualquer tipo de infecção, principalmente agora com o coronavírus”.

O Distrito Federal recebeu nesta manhã, o reforço de 81.500 doses da vacina AstraZenec, a expectativa é que outro avião, desta vez com 5.850 doses da vacina da Pfizer, desembarque no Aeroporto JK nesta noite.

Como o Governo do Distrito Federal havia anunciado na semana passada, amanhã tem início a vacinação de pessoas com comorbidades. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, no DF vivem 364 mil pessoas com alguma comorbidade.

A vacinação será feita de forma gradual e dividida por etapas. Primeiramente, entre os dias 4 a 6 de maio, tem início a vacinação de pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC); gestantes e mulheres que acabaram de ter bebê, com comorbidades, pessoas com síndrome de Down e pessoas em terapia renal substitutiva. Isso independente da faixa etária. Os imunossuprimidos foram incluídos nessa etapa.

Na sequência, as imunizações ocorrerão entre os dias 7 e 18 de maio, para as pessoas das faixas etárias de 59 até 55 anos, seguindo a ordem decrescente, ou seja, do mais velho para o mais novo.

Na última sexta-feira (30), foi aberto o cadastramento de pessoas com comorbidades e doenças raras. O agendamento teve início hoje, segundo a Saúde, das 10 mil vagas para a primeira etapa, 2.324 foram preenchidas nas primeiras horas. Para as pessoas das faixas etárias de 59 até 55 anos, serão 60 mil vagas.

Profissionais de Saúde

Os profissionais de Saúde também serão beneficiados com o reforço de vacinas,  com a nova remessa e as doses restantes do lote da semana passada será possível também dar continuidade à vacinação dessa categoria.

Amanhã, os profissionais que estão cadastrados através de seus Conselhos terão a disponibilidade de 10 mil doses, que serão destinadas para as categorias que ainda não atingiram grande cobertura. São eles: Medicina, Enfermagem, Biologia, Técnicos em Radiologia, Trabalhadores de Laboratório e DF Legal.

Reportar Erro