Investida final

Justiça atende desejo de Boulos e suspende perfil de Marçal no Instagram

O juiz acusa Pablo Marçal de suposta 'divulgação de fatos falsos'

acessibilidade:
Candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal. (Foto: Reprodução/Instagram/Acervo Pessoal).

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) suspendeu neste sábado (5) o perfil no Instagram do candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB).

A determinação tomada pelo juiz Rodrigo Capez, suspende por 48 horas a rede social do candidato.

Na decisão, Rodrigo Capez afirma que a conta de Pablo Marçal, no Instagram, “tem sido utilizada para a divulgação de fatos infamantes e inverídicos”.

O juiz aponta haver indícios de pelo menos quatro crimes previstos no Código Eleitoral.

Segundo o magistrado, “trata-se de notícia de fatos concretamente graves, perpetrados às vésperas do pleito eleitoral, em tese, com o nítido propósito de interferir no ânimo do eleitor”.

Capez determinou ainda a instauração de inquérito pela Polícia Federal para apuração dos fatos.

A decisão foi tomada por uma notícia-crime apresentada por Guilherme Boulos (PSOL), que também é candidato à Prefeitura da capital paulista.

O inquérito de Boulos foi apresentado após Marçal divulgar nas redes sociais um laudo falso que apontaria o consumo de drogas do candidato do Psol e a internação em uma clínica por surto psicótico.

 

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.