Pandemia

SP prorroga fase de transição até dia 31; comércio terá horário ampliado

A partir do dia 1º de junho, todas as atividades comerciais, religiosas e de serviço poderão funcionar até às 22 horas

acessibilidade:
O governador de São Paulo, João Doria. Foto: Governo de São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou, nesta quarta-feira, 19, a prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo até o dia 31 de maio. O estado está desde 18 de abril nesta fase, criada para representar uma etapa transitória da fase emergencial, a mais rigorosa da quarentena.

Também foi anunciado que, a partir do dia 1º de junho, todas as atividades comerciais, religiosas, de serviço em geral e atividades religiosas poderão funcionar até às 22 horas, reduzindo o toque de recolher em uma hora (das 22 horas às 5 horas do dia seguinte). De acordo com o governador, isso será possível com o aumento da testagem da população para Covid-19 com testes antígeno em pessoas sintomáticas. Além da ampliação do horário em uma hora em relação ao que é permitido hoje, a ocupação passa a ser permitida até 60% da capacidade.

Alta de internações

A flexibilização acontece na semana em que o número de pacientes de Covid-19 internados em UTIs no estado de São Paulo volta a subir, passando novamente da marca dos 10 mil doentes em tratamento intensivo no estado.

Levantamento realizado em hospitais privados já aponta ocupação acima de 80% na rede privada.

“Nós estamos cientes que estamos com números em patamares ainda elevados, estamos cientes que ainda vamos conviver mais alguns dias com números elevados, tanto em números de internações, quanto número de óbitos e número de casos. […] Para depois de 3, 4 semanas nós experimentarmos uma redução pelo efeito da vacina”, afirmou o coordenador executivo do Centro de Contingência, João Gabbardo.

Vacinação a partir de 55 anos

O governo de São Paulo anunciou também que vai vacinar contra a Covid-19 as pessoas de 55 a 59 anos sem comorbidades a partir do dia 1º de julho. A intenção é imunizar todo o grupo de pessoas com deficiências permanentes e demais comorbidades durante o mês de junho.

Em julho, ainda receberão a vacina os profissionais de educação que ainda não receberam, para que o retorno das atividades escolares aconteça com mais segurança no 2º semestre.

Reportar Erro