Governo de SP firma parceria com Portugal e Moçambique em sustentabilidade
Parceria prevê ações de prevenção e combate a incêndios florestais
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e da Fundação Florestal, assinou, durante participação na “Conferência dos Oceanos”, evento realizado pela Organização das Nações Unidas em Lisboa, carta de intenção com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas de Portugal e a Associação Nacional dos Municípios de Moçambique para troca de experiência e desenvolvimento de ações em conjunto com foco em sustentabilidade e conservação dos recursos naturais terrestres e marinhos.
As ações se darão por meio de estratégias para a promoção de territórios inteligentes e sustentáveis, troca de experiências na prevenção e combate a incêndios florestais, conservação e uso sustentável da biodiversidade, integração de biodiversidade com a temática de gestão das águas e gestão de áreas protegidas como instrumento de conservação e uso sustentável da biodiversidade, inclusão social e cultural.
A partir desta parceria também serão identificados, conjuntamente, projetos e ações potenciais que promovam o fortalecimento e aprimoramento da cooperação bilateral, tendo como principal objetivo apoio integrado à implementação da CDB – Convenção sobre Diversidade Biológica no Estado de São Paulo, em território português e moçambicano.
“Essa assinatura marca o início de uma parceria próspera que impactará diretamente iniciativas ambientais em três diferentes continentes. Com isso, promoveremos ações de biodiversidade, relacionadas ao desenvolvimento sustentável e às mudanças climáticas, entre o Governo do Estado de São Paulo com países com climas, biomas e desafios diferentes, para chegarmos a resultados comuns para a sustentabilidade”, explica Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da Fundação Florestal.
Mais sobre a Conferência
Na década dos oceanos, a Organização das Nações Unidas promove a “Conferência dos Oceanos”. O encontro, que acontece de 27 de junho a 1° de julho, é um apelo as ações em prol dos oceanos e visa uma ampla troca de experiências entre os líderes mundiais.
Para apresentar as ações do Estado de São Paulo, representantes da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e Fundação Florestal marcam presença no evento. Em pauta, os Planos de Manejo, áreas de proteção marinhas, PSA Mar sem Lixo e outras iniciativas realizadas para assegurar a saúde dos ecossistemas marinhos em São Paulo.