Cassação do vereador de São Paulo Toninho Vespoli será votada hoje
A votação iria ocorrer na última terça-feira, mas foi adiada para esta quarta-feira
A Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) irá decidir nesta quarta-feira (06) se irá ou não abrir um processo de cassação contra o vereador Toninho Vespoli (PSOL). O parlamentar é acusado de usar verba destinada ao seu gabinete para produzir revista em apoio a Guilherme Boulos (PSOL), candidato derrotado em disputa à prefeitura de São Paulo.
A revista chamada de “Revista da Gente” foi enviada pelo vereador a apoiadores de Boulos na pré-campanha do deputado. Apesar de não pedir votos de maneira explicita a Boulos, a revista continha adesivos que continham o numero do pré-candidato do Psol.
O autor do texto que pede a cassação do mandato de Vespoli é de autoria do deputado Marlon Luz (MDB), que apresentou um relatório a Corregedoria da Câmara e foi aprovado por quatro votos a dois na última quarta-feira (31).
A votação estava prevista para acontecer na última terça-feira (05), mas devido a morte da Procuradora-geral de São Paulo, Marina Magro Beringhs Martinez, a votação foi adiada para às 15h desta quarta-feira. Para que haja a abertura de um processo de cassação contra Vespoli é necessário o apoio de 28 vereadores.
Vespoli já havia se pronunciado sobre o processo de cassação contra si, segundo ele a “gente (ele e sua equipe) tá com a consciência muito tranquila, estamos aí junto na luta, o mandato vai continuar como sempre, um mandato combativo e popular e dos servidores da educação”.