Eleições 2024

Candidato a vereador é encontrado morto com mãos e pescoço amarrados

Luis Lampião, como era conhecido, tinha 57 anos e concorria pelo União Brasil; esta se torna a terceira ocorrência envolvendo candidatos do partido

acessibilidade:
Luis Lampião, candidato a vereador em Santo André (SP), encontrado morto em Diadema. — Foto ReproduçãoRedes Sociais

Luis Antonio de Jesus Barbosa, candidato a vereador por Santo André (SP), foi encontrado morto em Diadema, também na região metropolitana da capital, após a família ter reportado seu desaparecimento.

De acordo com o boletim de ocorrência, o corpo foi localizado dentro de um veículo, com mãos e pescoço amarrados por uma corda, evidenciando sinais de estrangulamento.

A identificação do corpo foi feita por meio das roupas e dos anéis que Luis usava, devido ao estado avançado de decomposição. O Setor de Homicídios foi acionado, assim como a perícia técnica, que não encontrou indícios de lesões causadas por armas de fogo ou brancas. As investigações continuam para esclarecer o motivo da morte e os responsáveis pelo crime e a equipe do Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais (AFIS) também foi chamada para auxiliar nas investigações.

Conhecido como Luis Lampião, ele tinha 57 anos e concorria pelo partido União Brasil. Em 2020, também tentou uma vaga na Câmara de Santo André, mas ficou como suplente.

O psicionamento do União Brasil em nota diz que o vereador Milton Leite, presidente do União Brasil em São Paulo, manifestou sua preocupação e exigiu celeridade nas investigações, destacando que três episódios de violência contra candidatos do partido ocorreram no estado na mesma semana.

“Em poucos dias, tivemos três ocorrências envolvendo candidatos do União Brasil. A mais grave foi em Diadema, onde o candidato Luis Lampião foi encontrado morto. Além disso, em Mauá, houve um atentado a tiros próximo ao comitê de Leandro Hernandez Felipe, e, no Guarujá, a candidata a prefeita Thaís Margarido sofreu uma tentativa de homicídio no último final de semana“, informou a nota.

“Embora ainda seja cedo para afirmar se os crimes têm motivação política ou partidária, é inadmissível que a violência atinja esse nível em campanhas eleitorais. As disputas em uma democracia devem ser resolvidas nas urnas, não com atos de barbárie. O União Brasil cobra das autoridades do Governo de São Paulo uma apuração rápida e eficaz para que os responsáveis sejam identificados e punidos”, finalizou Milton Leite.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.