Veja vídeo: Avião com 62 pessoas cai em Vinhedo, São Paulo
O avião saiu de Cascavel, no Paraná, e pousaria no Aeroporto Internacional de Guarulhos
Um avião da companhia aérea VoePass caiu no bairro Capela, em Vinhedo, interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9).
Veja abaixo o vídeo registrado no momento da queda ao qual o Diário do Poder teve acesso:
Avião com capacidade para 68 passageiros cai em Vinhedo, interior de São Paulo. Voo saiu de Cascavel (PR) e seguia para Guarulhos (SP). pic.twitter.com/Tgqsj9ABTR
— Diário do Poder (@diariodopoder) August 9, 2024
A aeronave tem capacidade para deslocar 68 passageiros, saiu de Cascavel, no Paraná, às 11h58, e pousaria no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 13h50.
A aeronave estava quase cheia, com 62 pessoas à bordo da aeronave. O número foi inicialmente divulgado como 61, e atualizado pela Voepass. Todos os passageiros morreram. Veja a nota compartilhada pela companhia aérea:
FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou em nota que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção Aeronáuticos (Cenipa) estão no local para fazerem a ocorrência do fato. Veja abaixo a nota compartilhada:
“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informa que, em relação a ocorrência registrada em Vinhedo (SP), nesta sexta-feira (09/08), a aeronave de matrícula PS-VPB, da companhia VoePass, com 62 pessoas a bordo saiu de Cascavel (PR) com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP).
O voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20. No entanto, a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato radar ocorreu às 13h22.
O DECEA informa, ainda, que o SALVAERO foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada dentro de um condomínio.
CENIPA fará Ação Inicial
Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) estão no local para realizar a Ação Inicial da ocorrência”.
ANAC
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou uma nota lamentando a tragédia e afirmou que vai acompanhar as investigações do Cenipa. Veja abaixo:
“A Anac está monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes. A Agência acompanha os desdobramentos das investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)”.