Partido quer ter dono

Prefeito da maior cidade governada por tucanos acusa PSDB de golpe

Orlando Morando repudia cancelamento de convenções e sugere que o PSDB presidido por Eduardo Leite quer ter dono

acessibilidade:
Orlando Morando é prefeito da maior cidade brasileira governada pelo PSDB. Foto: Reprodução Facebook

O prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Orlando Morando, que administra a maior cidade governada pelo PSDB no Brasil, acusou a direção nacional do partido tucano de dar um golpe na democracia da sigla, ao cancelar o calendário de convenções partidárias estaduais municipais e nacional. A decisão que anula editais foi tomada ontem (3) pela comissão executiva provisória do PSDB Nacional.

O prefeito que participaria hoje das convenções municipais do PSDB em São Bernardo do Campo considerou a decisão como “triste e decepcionante”. E concluiu que a anulação de convenções já marcadas com editais publicados e filiados mobilizados deixa claro que o partido perde o seu espírito democrático e deixa indícios de quer ter um dono.

“Um verdadeiro golpe à democracia do partido, já que os editais estão publicados, as convenções marcadas e os filiados mobilizados. A atitude deixa claro que o partido perde o seu espírito democrático. Mais ainda: um partido que deixa indícios de quer ter um dono. Enfatizo aqui que os donos do PSDB sempre serão os seus militantes”, escreveu Orlando Morando, em seu perfil do Twitter.

Adiamento das convenções

A justificativa da comissão provisória nacional do PSDB para anular as convenções foi de querer “ampliar o tempo para o debate democrático interno, com a promoção de encontros, seminários e congresso partidário para ouvir filiados e encaminhar posicionamentos programáticos antes de definir os novos dirigentes nas diversas instâncias”.

O PSDB Nacional, presidido pelo governador gaúcho Eduardo Leite, afirmou que os atuais mandatos dos diretórios já eleitos em convenções anteriores estão mantidos, ao anunciar que mudanças devem esperar até as novas convenções.

Reportar Erro