Vioência

Santa Marta registra primeiro tiroteio pós-UPP

Favela da Zona Sul não contabilizava confrontos desde 2008

acessibilidade:

A noite desta quinta-feira, 28, marcou o primeiro tiroteio entre policiais e traficantes registrado no Morro Santa Marta, em Botafogo, zona sul, desde a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na comunidade, em 2008. Considerada até hoje um "modelo" para todo o Estado, a UPP do Santa Marta foi a primeira a ser inaugurada no Rio, em dezembro daquele ano. Desde então, a favela se viu preservada de confrontos com tiros.

De acordo com a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), policiais militares foram alvo de disparos de arma de fogo no Beco do Jabuti. Os suspeitos fugiram. Não se sabe ainda se estavam armados com pistolas ou fuzis. O caso é investigado pela 10ª Delegacia de Polícia (Botafogo).

No início de março, um confronto entre moradores da comunidade e policiais da UPP terminou com bombas de efeito moral e spray de pimenta lançados pelos policiais militares.

De acordo com moradores, o tumulto começou após policiais terem abordado um jovem com violência. Dias depois, moradores se reuniram com o comando da UPP para tratar de um grupo de seis a oito policiais que agiam com truculência.

"Nunca vi uma energia tão sinistra", disse um morador do Santa Marta que preferiu não se identificar, à época desse confronto. (AE)

Reportar Erro