Saúde pública

Rui Palmeira faz balanço positivo de investimentos na Saúde

Não é fácil investir em tempos de crise, lembra Rui Palmeira

acessibilidade:

Uma das áreas mais importantes para a população, a Saúde pública de Maceió tem recebido diversas melhorias com investimentos da Prefeitura. Nós últimos três anos, a cidade presenciou a instalação de novos equipamentos e reestruturação de antigas unidades, além da reforma do PAM Salgadinho e a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche.

“Obviamente, numa época em que o cenário econômico do país tem dificultado os repasses, investir em obras e melhorias não é uma luta fácil e simples. No entanto, temos nos esforçado para avançar em todas as áreas, principalmente na saúde, que é uma prioridade para o Município”, afirmou o prefeito Rui Palmeira.

No mês de maio, o PAM Salgadinho, núcleo de diversas especialidades para atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) teve os blocos A, B, C, J, L e N reabertos, após passar por uma grande reestruturação, que contou com reparação no telhado, piso, rede hidráulica e elétrica, entre outros serviços.

Anteriormente, os blocos I e O, que atendem pacientes com HIV/AIDS e o Centro de Reabilitação em Órtese e Prótese, também haviam sido entregues. A obra, que foi realizada com recursos próprios, trouxe mais conforto aos usuários e funcionários.

“É uma grande conquista para os maceioenses. Foram muitos anos sem reparos, tampouco reformas. Agora, grande parte deste complexo de especialidades está com salas adequadas e confortáveis”, disse o gestor.

Já em fevereiro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor Alfredo Vasco Tenório foi inaugurada no Trapiche da Barra, trazendo soluções tecnológicas de última geração para o atendimento público de urgência e emergência da cidade.

Prefeito de Maceió, Rui Palmeira.Fruto de uma parceria entre Município e Estado, a unidade tem salas de pequenos procedimentos, medição, nebulização, consultórios para atendimento de clínica médica e pediátrica, câmara escura, sala de raios-x, posto de coleta do laboratório, farmácia, posto de enfermagem e disponibiliza assistência 24 horas, podendo atender cerca de 350 pessoas por dia.

“É um equipamento importante que funciona de maneira intermediária entre as unidades básicas e o Hospital Geral do Estado, o que beneficia não só a capital, mas todo o estado de Alagoas, já que estamos contribuindo para desafogar o HGE”, destacou Rui.

E não para por aí. No último dia 24, a Prefeitura de Maceió deu mais um passo em relação à saúde pública, com a divulgação do edital para seleção de trabalhadores para a UPA que vai funcionar no  complexo Benedito Bentes. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) e a UPA será inaugurada já este mês.

Unidades de Saúde
Um dos principais compromissos que o Município firmou com a saúde, desde o início desta gestão, em 2013, foi a renovação das unidades de saúde que funcionavam em casas locadas e com estrutura precária.

Entre os postos que já receberam ou estão recebendo serviços de reestruturação,  a Unidade Básica de Saúde Tereza Barbosa, no Conjunto Eustáquio Gomes, recebeu inúmeros serviços, a exemplo de revisão das redes elétrica, hidráulica e hidrossanitárias, revisão de coberta, adaptações para usuários com necessidades especiais e pavimentação no acesso interno da unidade.

A Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Dídimo Otto Kummer, no Conjunto Carminha (Benedito Bentes), também passou por reforma. A unidade teve o telhado renovado, serviço de alvenaria e pintura da área interna e externa. A USF foi uma das 30 unidades do país a ser reconhecida pela Política Nacional da Humanização, do Ministério da Saúde (MS), por melhores práticas de estratégia de saúde.

Já o posto do Village Campestre II ganhará um novo prédio a ser entregue nos próximos meses. Enquanto no Jacintinho, a Aldeia do Índio já ganhou uma nova estrutura, viabilizada por meio do investimento de aproximadamente R$ 190 mil, passando a contar com cinco consultórios e módulo odontológico equipado.

“Estamos com outras unidades em reforma, e até o final do ano, dez novas devem estar sendo entregues à população, saindo das casas locadas para novos espaços. Além disso, estamos reformando as unidades próprias e iremos chegar a 70% delas”, contou.

Transporte para pacientes renais
Outros investimentos viabilizaram a ampliação da oferta de veículos para o transporte de pacientes renais crônicos, possibilitando um acesso mais fácil ao tratamento de hemodiálise realizado nos hospitais. O serviço é feito pela  Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Com a iniciativa, a frota disponibilizada para o serviço passará dos atuais 07 carros – 04 kombis, 02 Vans Topic e 01 Jumper – para dez veículos – Renaut Master Vitre – dotados de bancos confortáveis e ar condicionado, com capacidade para 16 pessoas, sendo 8 usuários e 8 acompanhantes responsáveis pelos pacientes. Com a substituição, a lista de espera pelo serviço, que hoje possui 62 pessoas, será reduzida significativamente.

“Temos trabalhado para assegurar eficiência à atenção básica e nesta área específica temos atuado para agregar mais conforto e qualidade ao serviço, com o objetivo de amenizar o sofrimento dos pacientes no enfrentamento dos seus respectivos tratamentos”, acrescentou Rui Palmeira.

Reportar Erro